Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Rumo à Nova Fase

Para fins de registro reproduzimos aqui a matéria da repórter Adriana Martins para o jornal Diário do Nordeste publicada em 13 de abril de 2013.

Fórum de Quadrinhos do Ceará inaugura hoje projeto com encontro sobre a série The Walking Dead

Uma nova etapa se desenha para o Fórum de Quadrinhos do Ceará (FQCE), que, em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), lança o projeto Clube de Quadrinhos, cuja proposta é a realização de eventos e atividades voltados à arte sequencial.

A primeira atividade acontece hoje, a partir das 14h30, na Gibiteca de Fortaleza (na Biblioteca Municipal Dolor Barreira). Sob o tema da famosa série de TV e de quadrinhos, o evento "The Walking Dead" inclui sessão de bate-papo, debate, sorteio de brindes e oficina de maquiagem de zumbis.

Paredes da Gibiteca e cena de The Walking Dead Foto: Rodrigo Carvalho (01/09/2012)/ divulgação

A ideia é reunir não apenas admiradores da série, mas interessados no universo de zumbis e curiosos em geral - uma boa oportunidade para encontrar ou conhecer outros fãs e trocar figurinhas.

O seriado de TV The Walking Dead é uma adaptação do quadrinho homônimo, com história do roteirista Robert Kirkman, sobre um grupo de pessoas que tenta sobreviver a um apocalipse zumbi. "Para iniciar o projeto, pensamos em um evento que ligasse quadrinhos e cultura pop, que falasse ao público jovem e chamasse atenção tanto de leitores quanto de apreciadores de seriados de TV. Tudo para atrair um bom público e mostrar que existe um ambiente de cultura na cidade chamado Gibiteca de Fortaleza", explica J.J. Marreiro, membro do conselho do FQCE.



Segundo ele, o tema de "The Walking Dead" foi escolhido por se tratar de um fenômeno de mídia e de espectadores. "Fundamentalmente, isso deriva de uma história bem contada. Se a história não tivesse esse lado humano muito forte, não haveria esse resultado de audiência", avalia o quadrinhista.

O quadrinista e membro do conselho do FQCE, J. J. Marreiro: atividades para 2013 Foto: Rodrigo Carvalho (01/09/2012)

Oportunidade
A programação do evento inclui palestras com representantes do fã-clube The Walking Dead Br, oficina de maquiagem zumbi e sorteio de brindes. "Vamos exibir trechos de episódios que vão pautar o bate-papo", ressalta Marreiro.

Uma das responsáveis pelo debate será Jany Caetano, representante do The Walking Dead Br. Já a oficina de maquiagem zumbi terá colaboração do jornalista Fernando Lima. Como é de praxe nos eventos do FQCE, haverá espaço para artistas cearenses, com a Banca do Brasil, dedicada exclusivamente a quadrinhos brasileiros.

"As pessoas podem comprar ou dar uma olhada para conhecer as publicações. Na Banca também teremos desenhistas fazendo caricaturas", adianta Marreiro.

Mapeamento
Segundo o quadrinista, o Clube de Quadrinhos é um projeto "guarda-chuva", ou seja, que vai abrigar várias ações ao longo do ano. "Ainda estamos fechando a programação. Posso adiantar que teremos ume vento dedicado aos mangas, animes e cosplay", revela.

Antes, no dia 20 deste mês o Fórum realiza o seminário Panorama do Quadrinho Cearense, uma espécie de "grande reunião" que pretende mapear a produção e o mercado da arte sequencial no Estado.

"Queremos ver quem está produzindo, quem publica no mercado norte-americano, discutir as possibilidades do quadrinho como negócio, como ferramenta de educação, elemento de cultura, entre outros aspectos", explica Marreiro.

Para isso, uma pré-reunião foi realizada recentemente. "Vamos apresentar o que mapeamos até agora e também ouvir das pessoas o que elas conhecem da cidade. Além dos profissionais, temos editoras, estúdios, escolas de desenho, três comic shops com pelo menos uma década de existência, cursos e a própria gibiteca", contabiliza o artista.

"Ou seja, o cenário de quadrinhos no Ceará tem se constituído de maneira bem democrática, abrangendo todas as áreas, gêneros e idades. Temos artistas que desenha para o mercado nos EUA, que trabalham com traço japonês, com conteúdo erótico, entre outras linhas. A intenção do Fórum é solidificar esse cenário", complementa. Atualmente, a gestão do FQCE funciona em formato de conselho (não mais de coordenação), do qual fazem parte, além de Marreiro, Valdeci Carvalho, Rafael Tavares, Diego José, Fernando Lima, Eduardo Silva e Zé Wellington.







Oficinas
Além do evento de hoje, nos próximos meses o FQCE realiza duas oficinas gratuitas, voltadas à formação profissional e de público. Uma delas, direcionada a crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos), começa hoje e segue até o dia 27.

Para participar, é preciso se inscrever no site fqce.blogspot.com.br e comparecer ainda hoje de manhã à prova de seleção, na biblioteca Dolor Barreira. Não é preciso habilidade prévia de desenho para participar. Ao todo, são 19 vagas. As aulas serão ministradas por Valdeci Carvalho.

Já o Curso de Quadrinhos FQCE é direcionado a jovens e adultos (a partir dos 16 anos). Assim como o anterior, também não exige habilidade prévia, mas inclui prova de seleção. As aulas acontecem nos meses de maio e junho, com Diego Silveira, Diego José, Fernando Lima e Marreiro.

"Como é nossa primeira iniciativa nesse sentido, vamos realizar essa triagem também para sondar o interesse das pessoas, ver se há retorno suficiente para formar novas turmas, abrir novos horários", explica Marreiro.

"Cursos desse tipo são importantes não apenas pelo lado profissional, mas por trabalhar a sensibilização e incentivar a formação de leitores".




O programa do curso FQCE inclui argumento, roteiro, desenho, arte-final, acabamento e diagramação digital. Ao longo das aulas, os participantes poderão desenvolver e aprimorar suas HQs e personagens. O trabalho de conclusão será a produção de material institucional (com tema voltado à utilidade pública). Só serão certificados os alunos que concluírem o trabalho e cumprirem 80% de presença.

Mais informaçõesEvento The Walking Dead. Hoje, a partir das 14h30, na Gibiteca de Fortaleza - Biblioteca Central Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572, Benfica). Gratuito. Contato: (85) 3105.1299

ADRIANA MARTINS

REPÓRTER

Imagens do Fórum de Quadrinhos foram acrescentadas na formatação desta postagem.

Link para a postagem original no site do Diário do Nordeste aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário