Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LUTO AL RIO


É com grande pesar que o Fórum de Quadrinhos do Ceará vem informar que o artista Al Rio faleceu essa madrugada do dia 30 para o 31 (janeiro-2012).

Al Rio foi, para muitos, um mestre e um amigo. Dono de uma arte sem igual, estava entre o primeiro time de artistas a serem agenciados para as masters Marvel-DC nos anos 90. Enriqueceu os quadrinhos de super-heróis com sua energia e desenhos impecáveis, sendo o primeiro desenhista cearense a publicar no mercado norte-americano. Criou uma escola em Fortaleza onde ministrou aulas ao lado do irmão Cris Rio difundindo seu conhecimento e ajudando a elevar a qualidade do desenho no Estado.

Hoje o mundo dos quadrinhos perde um excepcional artista e a maior parte dos quadrinistas cearenses perde seu ilustre professor.

Aos que desejam, prestem suas homenagens pela nossa lista de comments ou direto no deviantart de Al Rio.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

AGRADECENDO O SUCESSO!


O Fórum de Quadrinhos do Ceará celebra o sucesso do Dia do Quadrinho Nacional agradecendo a todos aqueles que de alguma maneira ajudaram na realização de mais uma fabulosa edição do DQN na Gibiteca de Fortaleza. Sendo assim agradecemos àqueles que ajudaram o Luís CS na Banca do Brasil, aos que ajudaram JJ Marreiro com as palestras, à galera do The Comics Café pelas novidades e magnífica palestra, aos artistas que não estiveram em mesa, mas foram prestigiar o evento - bem como aumentar suas coleções de quadrinhos na Banca do Brasil - aos amigos que deram aquela força ao Fernando Lima sendo staff no dia anterior, durante o dia e após o evento, ao grupo 24 Quadros com os vídeos e equipamentos a mais, aos amigos de Limoeiro do Norte, Sobral, Juazeiro, Maranguape entre outros de dentro do Estado e vários outros de fora que mandaram quadrinhos, artes, energia positiva, aos que não puderam ir ao evento, mas contribuíram com material, divulgação e muito pensamento positivo, a todos da Gibiteca de Fortaleza e Biblioteca Dollor Barreira, que são sempre muito prestativos conosco, aos que mandaram vídeos, aos que chegaram quase no fim, a todas às mães que levaram seus filhotinhos ainda muito novinhos para verem o mágico mundo da HQ Nacional, aos TOP 5 por terem ajudado a criar nossa mais sincera paixão (entre eles o Júlio Shimamoto com seus muitos e-mails e artes e o Maurício de Sousa que retuitou a gente e mandou aquela força)...

E principalmente a nosso público maravilhoso formado por amigos, fãs, curiosos, desconhecidos, conhecidos etc e que fez essa edição do DQN ser uma das mais belas, mais lotadas e mais prazerosas. Sem vocês, pessoas, nada disso valeria à pena.

Valeu mesmo, galera! E feliz dia do quadrinho nacional!


sábado, 28 de janeiro de 2012

A véspera do DQN foi uma verdadeira loucura.
Seleção das últimas artes para utilizar na Exposição dos Top 5 do Quadrinho Brasileiro. Uma corrida até a gráfica para imprimir trabalhados que nos foram enviados pelo grande Júlio Shimamoto. Depois uma visita ao Sílvio Amarante que nos arranjou obras incríveis para rechear ainda mais a Banca do Quadrinho Nacional.
O JJ Marreiro ao telefone o tempo todo, resolvendo questões de logísticas e passando informações para a imprensa, que promete estar em peso lá na gibiteca mais tarde.
Quando finalmente chegamos na Dolor Barreira, foi a hora de arranjar o espaço físico onde todo o evento vai acontecer, inclusive o Gibiarte.

Foi um dia louco, sim, mas muito legal!
Não acredita? Virou até filme. Olha só!
















Dia do Quadrinho Nacional - 2012
28 de Janeiro de 8h às 18h
GIBIARTE: 8:30 às 11:30 - Local: Sala Gibiteca
Gibiteca Municipal de Fortaleza
Biblioteca Dollor Barreira
Av. da Universidade, 2572, Benfica
ENTRADA FRANCA

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Gibiarte 2012 - Todo mundo desenhando



O Dia do Quadrinho Nacional de 2012 começará com uma atração que está entre as mais interativas e empolgantes: o Gibiarte. Criado e organizado por João Belo Jr (The Comics Café), o Gibiarte oferece papel e lápis aos visitantes e artistas que juntos produzem quadrinhos e ilustrações com um tema sugerido. À medida que as artes vão sendo produzidas elas passam a construir uma exposição que ocorre em paralelo à exposição principal.

Nos anos anteriores vimos artistas novatos e veteranos desenhando lado-a-lado do público visitante que contribuía soltando o traço e exercitando a criatividade, sem nenhuma preocupação ou preconceito, apenas divertindo-se e trocando idéias. Enquanto colaboram com a exposição os visitantes da Gibiteca podem simplesmente aproveitar a chance para liberar o estresse com a ajuda de lápis e papel.

O Gibiarte é o momento do dia onde Pais e filhos desenhando juntos exploram novas possibilidades e horizontes criativos num clima de confraternização, trocando idéias e celebrando desta forma não só o desenho e os quadrinhos, mas a união e a integração que a arte como um todo promove.

Todos que participarem do Gibiarte receberão um certificado conferido pela Gibiteca e Fórum de Quadrinhos do Ceará.

Dia do Quadrinho Nacional - 2012
28 de Janeiro de 8h às 18h
GIBIARTE: 8:30 às 11:30 - Local: Sala Gibiteca
Gibiteca Municipal de Fortaleza
Biblioteca Dollor Barreira
Av. da Universidade, 2572, Benfica
ENTRADA FRANCA

Programação Completa do DQN 2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atrações na Banca do Brasil

Um ponto forte dos eventos do FQCE é a presença dos autores independentes com seus álbuns, revistas e fanzines. Mas desta vez para reforçar a trincheira do quadrinho brazuca, o Fórum de Quadrinhos levará para a Banca do Brasil, exemplares raros de O Judoka, Historieta, Calafrio, As melhores piadas da Turma da Mônica (edições de colecionador dos anos 70/80) e outras preciosidades como os álbuns de Julio Shimamoto, Flávio Colin e os recentes, mas também preciosos MSP 50!

As revistas estarão a venda e receberão o selo de controle do Fórum de Quadrinhos. Haverá sorteio de livros e revistas durante o evento. Lembramos que os artistas presentes estarão na Banca do Brasil para autógrafos ao longo do dia.

Dia do Quadrinho Nacional - 2012
28 de Janeiro de 8h às 18h
Gibiteca Municipal de Fortaleza
Biblioteca Dollor Barreira
Av. da Universidade, 2572, Benfica
ENTRADA FRANCA

Programação Completa do DQN 2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ceará no MSP50!



O Projeto MSP 50 foi criado pelo Editor Sidney Gusman inicialmente para homenagear os 50 anos de profissão do cartunista Maurício de Sousa, mas acabou se tornando o maior catálogo de autores de HQs do país. Reunindo gêneros e traços os mais diversos possíveis, todos adaptando os personagens do Maurício segundo sua própria ótica. O projeto, que acabou por transformar-se numa trilogia, abriu um novo leque de possibilidades mercadológicas para a Maurício de Sousa Produções, Editora Panini e para os autores envolvidos.

Os artistas cearenses que participaram desse ousado plano editorial estarão na Gibiteca de Fortaleza para falar sobre a criação e repercussão do trabalho e sobre seus próprios projetos. Denílson Albano, Lederly Mendonça, Daniel Brandão, Lene Chaves, Klévisson Viana e JJ Marreiro já confirmaram presença.

Este dia 28 de janeiro que comemora o Dia do Quadrinho Nacional será uma oportunidade de conhecer autores, estilos e abordagens distintas sobre Histórias em Quadrinhos...ou seja, exatamente o que a Maurício de Sousa Produções fez para ganhar novo vigor e vitalidade. Está na hora do Brasil conhecer os quadrinhos do Brasil.

Exposições, Palestras, Lançamento de Revistas e workshops estão na programação que pode ser conferida neste link.


Dia do Quadrinho Nacional - 2012
28 de Janeiro de 8h às 18h
PAINEL MSP 50 CEARÁ - 16:00 às 17:00
Gibiteca Municipal de Fortaleza
Biblioteca Dollor Barreira
Av. da Universidade, 2572, Benfica
ENTRADA FRANCA

domingo, 22 de janeiro de 2012

De Limoeiro para o Mundo!


Os artistas Walter Geovani, Robério Leandro (Rob Lean) e Juciê Leitão (Alex Lei), naturais de Limoeiro do Norte romperam as barreiras geográficas para ganhar o mundo através das Histórias em Quadrinhos, publicando em editoras como Marvel, DC Comics e Dynamite.

Descobertos por agencias que fazem o intercâmbio entre os artistas e as editoras, os talentosos desenhistas de Limoeiro começaram a transformar seus sonhos de infância em realidade desenhando personagens como Red Sonja, Batman, Super-Homem e Homem-Aranha.

No dia 28 de janeiro será possível travar contato com estes e outros artistas num evento que celebra o talento e a arte dos brasileiros no Dia do Quadrinho Nacional. A mesa redonda com a Turma do Limoeiro será uma das atrações da ação que ocorre na Gibiteca Municipal de Fortaleza, promovida pelo Fórum de Quadrinhos do Ceará, um grupo que reúne produtores, pesquisadores, artistas e leitores interessados em difundir a arte seqüencial. O evento tem o apoio da prefeitura de Fortaleza e da Biblioteca Dollor Barreira. O Painel Turma do Limoeiro acontecerá às 15h. Contando com as presenças de André Pinheiro, José Ednir e Túlio Erik.



Exposições, Palestras, Lançamento de Revistas e workshops estão na programação que pode ser conferida neste link.


Dia do Quadrinho Nacional
28 de Janeiro de 8h às 18h
Gibiteca Municipal de Fortaleza
Biblioteca Dollor Barreira
Av. da Universidade, 2572, Benfica
ENTRADA FRANCA



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Camisa do Fórum de Quadrinhos do Ceará

Para 2012 a camisa adotada para o evento do Dia do Quadrinho Nacional será a camisa do Fórum de Quadrinhos. Revesamos o tradicional e chamativo amarelo com o esperançoso verde estampando o logotipo em branco.

O Fórum de Quadrinhos do Ceará é um grupo que reúne artistas, leitores, pesquisadores, produtores e apreciadores de quadrinhos. Seu objetivo é divulgar a arte sequencial, buscar novas soluções e novos espaços, bem como levá-la para quem anseie por conhecê-la ou tenha curiosidade. No Ceará, o evento do Dia do Quadrinho Nacional de 2012 será em janeiro 28 na Gibiteca Municipal de Fortaleza, Av. da Universidade, 2572, Benfica. O evento GRATUITO vai de 8 às 18h e terá participação de artistas, editores e produtores, incluindo convidados das cidades de Sobral e Limoeiro do Norte.

A camisa do FQCE estará à venda (R$ 16,00) na Banca do Brasil junto com muitos quadrinhos, fanzines e albuns TODOS produções nacionais! Veja a programação aqui.

Petição pública em prol de uma política de incentivo a publicação de Quadrinhos Brasileiros


Se você acha que o Quadrinho Brasileiro precisa de incentivo para se expandir e ocupar mais e melhor as bancas e livrarias, se você acha que políticas de incentivo estatais podem fomentar a produção nacional e colaborar na sua evolução técnica e mercadológica... Dê uma olhada nessa proposta. Se tudo isso fizer sentido na sua cabeça dê um SIM para a sua cultura, dê um SIM para o quadrinho brasileiro.


Petição Pública em Prol do Quadrinho Brasileiro

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TOP 5 BRAZUCA - confira os mais votados


A difícil tarefa de escolher 5 artistas brasileiros clássicos para compor uma mini-exposição no Dia do Quadrinho Nacional foi concluída graças aos votos de nossos amigos e leitores. Embora pareça injusto  escolher apenas 5 entre tantos artistas geniais, temos esperança de aumentar o número dos agraciados a cada ano à partir deste.

Um objetivo maior era alvo desta pequena e informal pesquisa: trazer à tona os nomes dos artistas que colaboraram para a existencia de um quadrinho brasileiro e estimular a troca de idéias e informações a respeito da história da HQB. Confira agora o perfil resumido de cada um dos mais votados:


Flávio Colin: Considerado um dos traços de maior personalidade do Quadrinho Brasileiro, Colin começou nos anos 50 e fez quadrinhos de todos os gêneros. Criou o personagem Vizunga e produziu muitos quadrinhos com a temática do folclore brasileiro. Ao longo de sua carreira sempre defendeu uma maior presença de elementos da cultura nacional em nossos quadrinhos.


Maurício de Sousa: Conhecido como o "Walt Disney brasileiro", o criador da Turma da Mônica é a prova inconteste da força do Quadrinho Nacional. Suas revistas estão entre as mais vendidas superando os mangás e os quadrinhos norte-americanos. Coordenador de um projeto que inclui centenas de profissionais da área dos quadrihos e animação, Maurício permanece fiel às origens de seus personagens com suas histórias simples e divertidas sempre transmitindo bom humor.


Júlio Shimamoto: Publicou nas principais editoras do mercado numa era de ouro dos quadrinhos do Brasil, destacou-se com HQs de Terror. Sempre manteve um lado de preservação autoral em seus trabalhos inclusive ousando em novas técnicas de desenho e acabamento. Participou de movimentos de valorização da HQ Brasileira integrando grupos como a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADSP) e a Cooperativa Editora de Trabalho de Porto Alegre (CETPA).




Watson Portela: Um dos primeiros artistas brasileiros a trabalhar para o mercado europeu e americano, notabilizou-se nos gêneros fantasia e ficção. Produtor incansável, seu talento acabou por abrir campo de trabalho para vários artistas numa época em que o Brasil parava por uma grande crise econômica (anos 70/80).




Ziraldo: Fundador do tablóide de humor e política O Pasquim, criador de personagens como Jeremias, Turma do Pererê e o Menino Maluquinho. Sempre atuante, Ziraldo sofreu com a perseguição política nos governos militares mas nunca se calou. Seu trabalho com cartum e quadrinhos é hoje reconhecido mundialmente.



A exposição TOP 5 Brazuca acontecerá no Dia do Quadrinho Nacional, comemorado neste 28 de janeiro na Gibiteca de Fortaleza (Av. Universidade, 2572, Benfica). O Cineasta Eduardo Silva apresentará um seminário abordando o trabalho e a influencia destes 5 artistas para o quadrinho brasileiro.

Um Quadrinho fruto de boas heranças!


Uma Nação é constituída por indivíduos que partilham território, língua, comportamento e traços étnicos. O Brasil nasceu e cresceu recebendo influencias e heranças culturais de diversas raças. Partindo de sua gênese com elementos africanos, portugueses e nativos, sua cultura cresceu absorvendo, e a exemplo dos movimentos culturais da década de 1920, reinterpretando a influencia externa. A Arte Sequencial brasileira insere-se nesse contexto a partir de suas origens, afinal a primeira História em Quadrinhos brasileira, o Nhô Quim publicado em 1869 foi produzida pelo italiano naturalizado brasileiro Angelo Agostini.

Vieram depois outras influencias européias, norte-americanas e japonesas que ao serem recebidas acabaram por integrar o DNA do quadrinho brasileiro, um quadrinho miscigenado, democrático e corajoso. Se no âmbito da produção, do apoio governamental via editais e incentivos e empreendimentos independentes existe esse caráter de riqueza e ecletismo, no âmbito das Editoras o cenário empobrece diante do caráter mercantilista voltado para títulos estrangeiros que recebem mais atenção, publicidade, veiculação e distribuição.

A mudança deste cenário mercadológico tem ocorrido graças à iniciativa de artistas independentes, grupos, associações, projetos e leis de incentivo e uma nova visão que está ganhando força: a de que o Quadrinho produzido no Brasil não precisa seguir as fórmulas exatas dos mercado americano, europeu ou japonês, mas pode influenciar-se de todas as boas soluções sem perder sua própria energia e força.

JJ Marreiro para o Fórum de Quadrinhos do Ceará

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dia do Quadrinho Nacional 2012 - Cartaz Web & Programação



Liberdade de expressão é um termo adequado para o quadro "Abaporu" de Tarsila do Amaral e também adequado ao Quadrinho Brasileiro. É nesse diálogo com a cultura e com a formação de nosso povo que se encaixa a Arte Sequencial produzida por nossos autores. Abaporu é um termo tupi que significa "aquele que devora gentes", referindo-se à época do Modernismo dos anos 1920 e ao processo antropofágico de deglutir a cultura estrangeira e regurgitá-la cheia de brasilidade, devorando e sendo devorado, o processo de absorver influencias e reinterpretá-las.

É isso que faz hoje o Quadrinho Nacional: alimenta-se de informações de múltiplas fontes, tendências, origens e culturas e gera em seguida uma arte forte, rica, dotada de uma gama de significados que pode ao mesmo tempo espantar e encantar. No Dia do Quadrinho Nacional é isso que comemoramos, a cultura brasileira, sua ginga, seu poder de adaptação, sua resistencia, sua energia, sua força e seu coração.

Neste ano o DQN terá programação em três ambientes: Pátio, Gibiteca e Auditório. Veja a programação:

Pátio Dolor Barreira:
Exposição TOP 5 BRAZUCA
(Em pesquisa com os leitores do blog FQCE foram escolhidos 5 artistas que representassem os clássicos dos quadrinhos brasileiros. A exposição será uma homenagem a estes artistas.)
Banca do Brasil (Um espaço destinado a dar vez aos quadrinhos brasileiros)

8:00 - ABERTURA

Gibiteca:
8:30 às 11:30 - GIBIARTE

Auditório:
8:00 às 9:00 - VÍDEO QUADRINHOS - Animações e documentários
9:00 às 10:00 - OFICINA 1 - DIAGRAMAÇÃO E NARRATIVA VISUAL (com Daniel Brandão e Geraldo Borges)
10:00 às 11:00 - Lançamento de revistas
11:30 - 13:00 - INTERVALO
14:00 às 15:00 - Lançamento de revistas e sessões de autógrafos

Gibiteca:
13:00 às 14:00 - PAINEL TOP 5 BRAZUCA com Eduardo Silva
14:00 às 15:00 - BATE-PAPO SOBRE PUBLICAÇÕES ATRAVÉS DE EDITAIS mediado por João Belo Jr.
15:00 às 16:00 - PAINEL TURMA DO LIMOEIRO
16:00 às 17:00 - PAINEL MSP 50 CEARÁ
18:00 - ENCERRAMENTO


Biblioteca Municipal Dollor Barreira - Gibiteca de Fortaleza
Av. da Universidade, 2572 - Benfica

O DQN (Dia do QUadrinho Nacional) é um evento sem fins lucrativos realizado pelo Fórum de Quadrinhos do Ceará com apoio da Biblioteca Dollor Barreira e Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Fórum de Quadrinhos é uma entidade que agrega leitores, artistas, produtores, pesquisadores e apreciadores de quadrinhos de todo o estado do Ceará com representação na capital e em algumas cidades do interior. Seu objetivo é difundir os quadrinhos, buscando novos espaços para sua veiculação, facilitando intercambio entre artistas e comunidade visando a ampliação do público leitor promovendo a leitura como cultura, educação e entretenimento.

Mais informações em www.fqce.blogspot.com

 Fernando Lima, JJ Marreiro, Luís Carlos Sousa 
Coordenação do Fórum de Quadrinhos do Ceará

Quadrinhos e os editais culturais


Publicar uma HQ nunca foi tão fácil. Com o mercado nacional de histórias em quadrinhos dando passos seguros em direção a uma profissionalização, um número maior de publicações brasileiras é encontrado, principalmente em livrarias. No entanto, apesar de uma notável melhoria na última década, existe uma enorme diferença entre a proporção de autores de qualidade e o número de trabalhos que as editoras conseguem publicar. Cabe então ao autor se autopublicar. Usar a Internet como meio é sempre uma opção, mas o material impresso ainda é a melhor forma de se fazer ser lido. Mas como bancar os altos custos dessa produção?

Os editais de incentivo vêm se consolidando no Brasil como grandes financiadores culturais. Enquanto alguns criticam o assistencialismo dessa medida, outros alegam que a cultura no Brasil ainda não possui força de mercado suficiente para sustentar seus talentos. Alguns áreas, como cinema para citar um exemplo, são inteiramente dependentes das leis de incentivo (está aí para confirmar a logomarca da ANCINE no início da maioria dos filmes realizados no Brasil).

Aos poucos as histórias em quadrinhos vão figurando nestes editais. Se por um lado elas são contempladas nos editais voltados para literatura (concorrendo com uma infinidade de livros), em alguns casos já surgem editais específicos para a nona arte. O maior exemplo no Brasil é o PROAC, do Governo do Estado de São Paulo, que vem financiando algumas das melhores obras (com algumas exceções) lançadas no Brasil nos últimos anos. Algo importante a citar é que existe a opção do autor apresentar seu trabalho pronto a uma editora. Dessa forma o autor pode potencializar a distribuição de seu trabalho e utilizar os recursos de impressão para remunerar seu trabalho prévio.

No Ceará, várias obras já tiveram auxílio de editais para serem publicadas, como 7Dayz, de Vitor Batista, e Ariosto - A evolução natural do conquistador, de João Belo Jr. No ano de 2011 dois editais abriram espaço para a inscrição de histórias em quadrinhos do estado. A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará possibilitou a inscrição de quadrinhos no seu Edital de Incentivo às Artes. Serão de 2 a 4 projetos de HQs contemplados, de até R$ 25.000,00 (mesmo valor do PROAC). O Programa Banco do Nordeste de Cultura também cita os quadrinhos em seu edital, mas não tem uma categoria própria para os mesmos, obrigando os projetos a concorrerem na área de literatura, num edital já complexo por se tratar de toda a região nordeste. Vale salientar que ambos os editais são realizados anualmente, geralmente no segundo semestre.

Esse ano já começou com um edital aberto para quem mora na cidade de Fortaleza. Desde 15 de dezembro do ano passado estão abertos os editais das artes da Secretaria da Cultura de Fortaleza. Os editais contemplam diversas áreas, incluindo LITERATURA, LIVRO E LEITURA, possibilitando a inscrição de projetos de realização de Histórias em Quadrinhos ou de ações culturais relacionadas a Quadrinhos. Serão selecionados pelo menos 10 projetos e 9 ações culturais, que serão apoiados pela secretaria municipal de cultura, com um valor de até R$ 10.000,00. Como é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, é obrigatório que o inscrito comprove residência na capital a pelo menos dois anos. Isso não impede que os inscritos desenvolvam projetos com pessoas de outras cidades e estados. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e o edital completo se encontra aqui.

Boa sorte!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BANCA DO BRASIL


Desde sua primeira edição na Gibiteca de Fortaleza, em 2010, o Dia do Quadrinho Nacional possui um espaço lúdico que costuma ser um dos mais aguardados pelos fãs do evento: a banca de quadrinhos nacionais.

A banca é uma área dentro das comemorações do DQN onde todos os quadrinhos à venda foram feitos por artistas nacionais e pelo menos 98% destes foram produzidos por inteiro no Brasil. É comum também que os autores estejam participando do evento, sendo possível conseguir autógrafos, fotos ou bater um papo sobre como chegaram àquelas ideias, suas formas de produção, etc.

Esse ano a banca de quadrinhos nacionais recebe seu nome: BANCA DO BRASIL, o qual define por completo seu objetivo: ter quadrinhos nacionais, independente das fronteiras de estado, ou das barreiras dadas pelo espaço (editorial ou não) ou tempo.

Algumas das obras confirmadas na BANCA:

STRANO - Universo Onírico (3ª Impressão)
GATTAI ZINE #1, #2, #5, #6, #7, #8 - Grupo Gattai
RAFAGA #1 - Quadrix Comics
QUADRIX COMICS: AVENTURA E FICÇÃO #3 - 
Quadrix Comics
GOSTO RUIM - Independente (Zé Wellignton, Sobral)
QUADRINHOS EM HISTÓRIA - Selo Literarte
VALENTE - Independente (Vitor Cafaggi, Belo Horizonte)
DUO.TONE
Independente (Vitor Cafaggi, Belo Horizonte)
OIGO #1 - Independente (Diego José, Fortaleza)
HERÓI Z #1 - Laboratório Espacial
AS AVENTURAS DO FANTASMA ESCARLATE - Em Cores - Laboratório Espacial
ARIOSTO - The Comics Café
RATO DO PRÉDIO - The Comics Café

Além disso, também teremos lançamentos - os quais deixamos a cargo de cada autor anunciar - que serão o "recheio".

Então, preparem-se, pois a BANCA DO BRASIL no DQN vai ser demais!



Está fazendo um quadrinho e quer colocá-lo na BANCA DO BRASIL? Leia o texto a seguir e saiba como!

Regras e regulamentos para quem quiser inscrever seus quadrinhos na BANCA DO BRASIL:

1. Envie o NOME, NÚMERO DE CÓPIAS, PREÇO e AUTOR/GRUPO AFILIADO de seus quadrinhos (a mesma sequência para cada obra) para forumdequadrinhosdoceara@gmail.com até dia 25 de janeiro. Essa data é extremamente importante para que tenhamos o controle organizado de todas as revistas no dia. Segue Exemplo

CHICO CANELA #1 - 10 exemplares - R$2,50 - Cangaiada Comics
BOD'HÔMI #2 - 20 exemplares - R$ 5,00 - Independente (Zé das Peroba);

2. Anúncios, notas e sinopses sobre cada obra poderão utilizar-se do espaço do blog do FQCE para divulgação - basta enviar para o e-mail do item 1 -, só pedimos encarecidamente que todos os autores sejam breves ocupando no máximo 6 linhas para suas postagens - incrementem com links para áreas onde sua obra foi resenhada, comentada, divulgada, onde há entrevistas suas ou seu próprio site, etc;

3. Subitens como bottons, posteres, marcadores de livros, brindes, bonecos, camisas etc. passam pelas mesmas regras estabelecidas em 1. Então avisem com antecedência;

4. No caso de promoções isso deve ser descriminado com o item. Exemplo:

CHICO CANELA #1 - 10 exemplares - R$2,50 - Cangaiada Comics: cada compra acompanha um marca páginas
BOD'HÔMI #2 - 20 exemplares - R$ 5,00 - Independente (Zé das Peroba): a cada 2 edições 1 pôster de graça
CHICO CANELA #1 e BOD'HÔMI #2 juntos = R$ 6,50

Observações importantes:
- Todas as revistas serão disponibilizadas na banca por contratos verbais de consignação, válidos somente no dia ou conforme acordado entre os autores e o responsável pela banca naquele momento.
- É dado o direito ao responsável pela banca aumentar o preço das edições - sempre com autorização dos autores ou representantes - como diferencial por seu serviço.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DQN - Quadrinho Celebrando a Cultura Brasileira

O Dia do Quadrinho Nacional é uma data que celebra em todo o Brasil a publicação da primeira HQ publicada em nosso país: Nhô Quim do ítalo-brasileiro Angelo Agostini em 1869. A celebração desta data não possui apenas um viés histórico na medida em que presta-se a discutir o Quadrinho num contexto amplo ligado a aspectos culturais, mercadológicos e de entretenimento.

- O Dia do Quadrinho Nacional é uma data que vem sendo comemorada na cidade há 3 anos, mas no Brasil a data é comemorada desde 1984 (27 anos).

- A data 30 de janeiro, um marco para a História dos Quadrinhos Brasileiros, é uma homenagem à obra de Angelo Agostini e a publicação da primeira História em Quadrinhos do Brasil. A celebração por conseguinte se dá tradicionalmente no sábado mais próximo à referida data.

- O Dia do Quadrinho Nacional representa uma celebração da CULTURA BRASILEIRA, sua arte, sua relevância e seus produtores. Para a sociedade é um momento de refletir sobre a produção nacional e sobre a arte sequencial no contexto do Brasil de hoje, valorizando o que é nosso para que ele simplesmente não deixe de existir amanhã.

- O Dia do Quadrinho Nacional é um evento GRATUITO, não são cobrados ingressos nem inscrições de nenhum tipo.

- Artistas e produtores independentes, editores, faneditores terão espaço garantido para divulgação, promoção e venda de seu material. Basta entrar em contato pelo e-mail forumdequadrinhosdoceara@gmail.com.

As comemorações do Dia do Quadrinho Nacional 2012 acontecerão no dia 28 de janeiro, das 8h às 18h, na Gibiteca de Fortaleza, espaço da Biblioteca Dolor Barreira, Av. da Universidade 2572.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Paiaguá - Donos do rio

Augusto Figliaggi e Elaine Gonçalves são os autores responsáveis por Paiaguá - Donos do rio, uma obra que mistura realidade e ficção para avaliar criticamente a condição do índio e sua situação em face a violenta colonização portuguesa. A publicação (editada em Cuiabá-MT) foi realizada graças ao Prêmio Micro Projetos na Amazônia Legal e está sendo distribuída para lojas especializadas e gibiterias ao redor do Brasil.




Para contato com os autores ou aquisição da obra: artenegus@gmail.com


Maiores informações em: PAIAGUÁ - donos do rio

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Relembrando o DQN 2011 no Saudoso HCast

O HCast foi um site/podcast/videocast que durante os anos de 2010 a 2012 divulgou muito quadrinho bacana, deu atenção a bons artistas e bons trabalhos com notícias, matérias e reportagens. Aqui vc vê a cobertura do DQN 2011. Não esqueça, em janeiro de 2012 a festa começa 8:00 na Gibiteca de Fortaleza (Av. da Universidade, 2572).