Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VALENTE e DUO.TONE de Vitor Cafaggi no Dia do Quadrinho Nacional

Reconhecido como um dos mais talentosos e emocionantes artistas de quadrinhos da atualidade, Vitor Cafaggi é tudo que falam dele e mais um pouco. Tive a oportunidade de conversar com o rapaz algumas poucas e curtas vezes durante o FIQ 2011 em BH e fiquei bastante contente em descobrir que ele é aquilo que produz: gentil, simpático, sincero e autêntico. De uma calma mineira e bastante atencioso, falou o quanto estava feliz acerca do retorno dos fãs de Puny Parker, que acabaram se tornando fãs de Valente, sua tira no jornal O Globo de Minas - isso me fez lembrar de uma frase do sempre mestre Daniel Brandão: "tem um momento como leitor de quadrinhos que a gente deixa de seguir os personagens e começa a seguir os autores".

Valente: Para Sempre foi a primeira obra que comprei assim que cheguei no FIQ. Segundos depois comprei Duo.Tone. Pra mim pouco importava se eu conhecia ou não o conteúdo. Eram trabalhos do Vitor e eu sabia da qualidade do material. Não me decepcionei, como já era de se esperar. Durante os 15 minutos que conversei com Vitor antes de comprar as revistas, ele não se utilizou de nenhum argumento pra vender seu "produto". Pelo contrário, falou sobre quadrinhos, perguntou onde a mesa do Fórum estava, onde estávamos hospedados, o que achávamos da cidade, etc. Até porque ele nem precisava, pois Vitor não vende um "produto", mas divide os sonhos, memórias e sentimentos em seus quadrinhos, numa autenticidade quase infantil, mas com a certeza de um adulto. Eu me encantei lendo seus trabalhos e fiquei me perguntando como seria legal que leitores cearenses tivessem a chance de se encantar também. Bem, é ótimo quando nossos "pensamentos" e "imaginares" se tornam reais...

Com enorme alegria venho anunciar a todos através desse blog que exclusivamente na BANCA DO BRASIL, área especializada em quadrinhos brasileiros durante o evento DIA DO QUADRINHO NACIONAL, haverá limitados números de VALENTE PARA SEMPRE e DUO.TONE, por gentileza de Vitor Cafaggi. Tenho certeza que a magia que envolve essas obras irá dar um gás saudosista e belo aos leitores experientes, bem como encantar os novos, assim como eu que aos 6 anos de idade fui salvo de um terrível duende verde por um cara de máscara vestindo vermelho e azul ou resgatado do ferrenho bullying do menino de cinco fios por um poderoso coelhinho. Porque é esse o espírito que Cafaggi evoca em seus quadrinhos: o das boas histórias que vivem não por dias ou semanas, mas nos marcam pela eternidade.

Matéria por Luís CS, que inicialmente comprou Valente Para Sempre pra namorada, mas não resistiu e acabou comprando uma pra ele também...

Leia mais sobre Valente em roteiroZ E Apneia, no Universo HQ e no Quadro a Quadro.
Leia mais sobre DUO.TONE no Universo HQ, e sobre os dois no Papo de Quadrinhos.

O Dia do Quadrinho Nacional acontecerá em 28 de janeiro de 2012, na Gibiteca de Fortaleza, de 8:30 às 18:00. ENTRADA FRANCA!

3 comentários:

  1. Realmente o Duo.Tone é muito instigante, ainda não tive a oportunidade de ler Valente mas espero mudar isso no DQN.

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza de que você não irá se arrepender!

    ResponderExcluir
  3. Olá, onde eu posso encontrar a #2 Valente - para todos, já procurei em todas as livrarias do país e não encontrei nenhum exemplar.

    ResponderExcluir