Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sobre a Gibiteca de Fortaleza



A Gibiteca de Fortaleza é uma conquista coletiva. Há alguns anos diversas pessoas da área de quadrinhos vêm reunindo esforços no sentido de prover um espaço permanente para a arte dos quadrinhos, também conhecida como Nona Arte ou Arte Sequêncial.

Desde o surgimento da Oficina de Quadrinhos e Cartum do Curso de Comunicação da Social da UFC (1985), onde conviveram diversos talentos, na época iniciantes, entre eles, o artista plástico Weaver Lima, a designer Aléxia Brasil e o humorista Falcão, o sonho de uma Gibiteca da cidade vem sendo cultivado.

A prova maior desse desejo coletivo se deu em 2006, quando, durante reuniões promovidas pela Funcet com a comunidade de quadrinhos da cidade para a definição de um projeto de Gibiteca Municipal, um grupo de quadrinhistas apresentou proposta na reunião do Orçamento Participativo - OP para a criação de uma Gibiteca. A proposta foi aprovada pelos delegados e hoje é uma demanda do OP.


Contextualização

A Gibiteca Municipal de Fortaleza é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, mas, ao mesmo tempo, é também um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Entre os quais podemos citar os públicos que criam, consomem ou produzem: Games, Desenhos Animados e RPG* (Role-playing game, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens", uma mistura de teatro e jogo de estratégia).

É notória, inclusive, a interpenetração desses universos, com personagens que surgiram inicialmente em um meio surgirem em outro. Como histórias em quadrinhos que dão origem a games ou vice-versa.

Por outro lado, todos esses universos têm como marca comum a transversalidade em relação a linguagens artísticas e outras áreas do conhecimento, que conduz mútuas influências. Mais recentemente, o grande número de filmes para cinema baseados em personagens ou histórias em quadrinhos, games ou RPGs é um bom exemplo disso.

Por esse motivo, a atuação de uma Gibiteca Municipal, ainda que concentrando parte das suas ações no fomento, difusão e formação na área das HQ´s, deve incluir ações direcionadas a todos esse públicos.

Outra importante atuação é aquela que facilitará o acesso a informações e a construção de conhecimentos e metodologias para o uso da linguagem dos quadrinhos na educação de crianças, jovens e adultos. A Gibiteca Municipal de Fortaleza deve manter programas permanentes que auxiliem educadores, arte-educadores, agentes de leitura e quaisquer outras pessoas a terem acesso aos conceitos básicos relacionados ao universo dos quadrinhos, bem como a técnicas que tornem possível o uso dessa linguagem em práticas educativas.

Como integrante da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de Fortaleza, a Gibiteca Municipal também tem o desafio integrar suas ações de modo a torná-las replicáveis nas outras bibliotecas da rede, além de manter-se conectada e acessível. Desta forma, o plano de trabalho procura atender as necessidades do contexto acima descrito, prevendo sua readequação, ampliação e correção a partir das experiências desenvolvidas.

Natureza das Atividades
São 5 (cinco) os tipos de atividades que serão desenvolvidas na/pela Gibiteca:
Promoção do Acesso ao Acervo
Formação
Difusão
Socialização Interdisciplinar / Integração Transversal
Mapeamento (de obras, grupos e autores)


Endereço
Avenida da Universidade, 2572, Benfica
Fortaleza-CE

Funcionamento

De segunda a sexta: de 8:00h às 20:00h
Sábado: das 9:00h às 17:00h


Texto de Paulo César Amoreira


Atualmente a Gibiteca de Fortaleza é administrada pela Direção da Biblioteca Dollor Barreira em parceria com a Secretaria de Linguagens da Prefeitura Municipal de Fortaleza ao lado do Fórum de Quadrinhos do Ceará. Entre as atividades recentes da Gibiteca estão: 
Quadrinhos em Debate - Mesas redondas e palestras com temas relacionados a arte sequencial.
Cine Nanquim - Exibição de Filmes e Animações baseados no mundo dos quadrionhos.
Lançamentos de Quadrinhos e Publicações co-relatas
Palestras com Profissionais do Mercado de Quadrinhos: Colecionadores, Agentes, Editores, Artistas, Lojistas etc.
Oficinas e Workshops.

Nenhum comentário:

Postar um comentário