Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ANO NOVO E GRANDES ESPERANÇAS

Esse ano foi muito importante para os quadrinhos nacionais e com um destaque para os cearenses! Através do Fórum de Quadrinhos do Ceará e seus parceiros, tendo como base a Gibiteca de Fortaleza, diversas ações foram realizadas: Quadrinhos em Debate, Cine Nanquim, palestras, debates, doações, participação de encontros e feiras, homenagens a grandes autores etc. Os resultados foram a aproximação de autores e grupos, trocas de ideias e experiências, lançamento de novos artistas e resgate dos grandes mestres. Um saldo mais que positivo num campo de artístico muitas vezes legado à marginalidade ou infantilização.

No entanto, apesar da grande alegria, ainda não é momento de comemorar porque isso tudo é só o começo! Em 2012, o Fórum de Quadrinhos do Ceará fará muito mais, continuando antigos sucessos e trazendo grandes novidades!

Tudo começa em 28 de janeiro de 2012 com as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional. Para dar uma água na boca a todos, colocamos um release e parte da programação a seguir. Confiram!

"Dia do Quadrinho Nacional foi criado em 1984 numa iniciativa da Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-SP). A data comemora a publicação da primeira História em Quadrinhos Brasileira, em 30 de janeiro de 1869, Impressões de uma Viagem à Corte, do ítalo-brasileiro Angelo Agostini, que editava, escrevia e desenhava as HQs. Hoje, o autor dá nome a uma das mais importantes premiações de quadrinhos do Brasil: o Troféu Angelo Agostini.


Pelo terceiro ano consecutivo a Gibiteca de Fortaleza abriga a celebração do Dia do Quadrinho Nacional. Em 2012, o evento ocupará três ambientes da Biblioteca Dolor Barreira. Serão oficinas, painéis, exposições, lançamentos, exibições de vídeos, gibiarte e Banca do Brasil. Especialmente esse ano teremos artistas convidados vindos de Crato, Limoeiro do Norte e Sobral! Além de muitas outras novidades! Não deixe de conferir!

As comemorações do Dia do Quadrinho Nacional 2012 acontecerão no dia 28 de janeiro, das 8h às 18h, na Gibiteca de Fortaleza, espaço da Biblioteca Dolor Barreira, Av. da Universidade 2572.


Pátio Dolor Barreira
Exposição TOP 5 BRAZUCA
Banca do Brasil

8:00 - ABERTURA

Gibiteca:
8:30 às 11:30 - GIBIARTE

Auditório: 
8:00 às 9:00 - VÍDEO QUADRINHOS - Animações e documentários
9:00 às 10:00 - OFICINA 1 - DIAGRAMAÇÃO E NARRATIVA VISUAL (com Daniel Brandão e Geraldo Borges)
10:00 às 11:00 - Lançamento QUATRILHO DO RISO pelos selos Laboratório Espacial e Z&A Quadrinhos

11:30 - 13:00 - INTERVALO PARA ALMOÇO

Gibiteca:
13:00 às 14:00 - PAINEL TOP 5 BRAZUCA com Eduardo Silva
14:00 às 15:00 - Lançamento RAFAGA e COLETÂNEA QUADRINHOS EM HISTÓRIA
15:00 às 16:00 - PAINEL TURMA DO LIMOEIRO
16:00 às 17:00 - PAINEL MSP 50 CEARÁ
18:00 - ENCERRAMENTO"

Já deu pra sentir o gostinho, mas muitas outras atrações serão confirmadas até o dia - ilustres parceiras estão sendo fechadas para encorpar esse evento com o melhor que há do quadrinho nacional. Além disso, ao final das atividades o calendário do primeiro semestre de atividades do Fórum será divulgado. Completamente imperdível!
Gostou? Quer mais? Então acesse os links com mais informações sobre o DQN no Armagem: aqui, aquiaqui e aqui e no site Bigorna.


E não deixe de curtir a página do FQCE no Facebook! Basta clicar aqui!


5 comentários:

  1. Uma pergunta: O Comi-Con Fortaleza irá acontecer no mesmo dia que o DQN, isso não seria umagrande perda para os dois eventos não???

    ResponderExcluir
  2. Respondendo a questão acima: Sim, é possível que algumas pessoas não consigam ir aos dois eventos. E que bom que nossa cidade tem tantas opções.

    Observamos entrementes os seguintes pontos:

    - O Dia do Quadrinho Nacional é uma data que vem sendo comemorada na cidade há 3 anos, mas no Brasil a data é comemorada desde 1984 (27 anos).

    - A data 31 de janeiro, um marco para a História dos Quadrinhos Brasileiros, é uma homenagem à obra de Angelo Agostini e a publicação da primeira História em Quadrinhos do Brasil. A celebração por conseguinte se dá tradicionalmente no sábado mais próximo à referida data.

    - O Dia do Quadrinho Nacional representa uma celebração da CULTURA BRASILEIRA, sua arte, sua relevância e seus produtores. Para a sociedade é um momento de refletir sobre a produção nacional e sobre a arte sequencial no contexto do Brasil de hoje, valorizando o que é nosso para que ele simplesmente não deixe de existir amanhã.

    - A cidade de Fortaleza é grande o suficiente para comportar os dois eventos sem antagonismos, principalmente tendo em vista que há 3 anos a data é celebrada (sem prejuízos) no mesmo periodo em que ocorre o evento de Anime que promoverá a Comic Con e que os dois eventos tem proporções diferentes em termos de público e espaço.

    - Ainda sobre a distinção entre os dois eventos, o Dia do Quadrinho Nacional é uma celebração GRATUITA, não são cobrados ingressos nem inscrições de nenhum tipo.

    -Por fim expostas as características do dia do quadrinho nacional e de posse da programação acredito que o público possa ter base para escolher qual evento pretende comparecer, qual tem mais a ver com suas preferencias e divertir-se a valer em qualquer que seja sua opção.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de completar a fala de JJ Marreiro lembrando que a programação divulgada é somente uma prévia. Teremos mais atrações divulgadas durante o mês de janeiro.

    Também gostaria de lembrar a natureza familiar que é o espaço da Gibiteca de Fortaleza durante o Dia do Quadrinho Nacional. Então, quem for leve seus filhos pequenos, avós, tios, primos, mães, pais... Tenho certeza que vão curtir!

    ResponderExcluir
  4. Vou deixar uma sugestão pro amigo anônimo: vá para o Dia do Quadrinho Nacional na Gibiteca no sábado (como frisou o JJ, é de GRAÇA!) e no domingo para a Comic Con Fortaleza, dentro do SANA FEST.

    Ah, e essa palestra com a turma do Limoeiro... É a Mônica e sua turminha que estão vindo, hehe?! (brincadeirinha!)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal que a cidade de vocês tem eventos de quadrinhos. As pessoas dos otakus deviam fazer como o sana e abrir mais espaço pra outros tipos de coisas tipo quadrinho normal sem ser japonês.

    ResponderExcluir