Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia do Quadrinho Nacional - Ação e Reflexão

O Dia do Quadrinho Nacional foi criado em 1984 numa iniciativa da Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-SP) e a partir de então abraçada por associações em todo o país. A data comemora a publicação da primeira História em Quadrinhos Brasileira, a saber, no distante 30 de janeiro de 1869, “Impressões de uma Viagem à Corte” era publicada na revista Vida Fluminense e trazia personagens fixo numa história seriada. O autor, o ítalo-brasileiro Angelo Agostini, que editava, escrevia e desenhava as HQs, dá hoje nome a uma das mais importantes premiações de quadrinhos do Brasil: o Troféu Angelo Agostini, coordenado pela AQC-SP.

A celebração do 30 de janeiro é um momento de reflexão para uma classe artística composta por escritores, desenhistas, letristas, coloristas, editores, colecionadores e aficionados, mas é também um momento em que o público em geral pode ser despertado para o fato de que, assim como o Brasil possui bons nomes na Pintura, na Música, no Teatro, no Cinema, possui também grandes talentos na Arte Sequencial.

A pequena parcela inteligente do mercado editorial brasileiro tem voltado os olhos para a produção nacional, mas dentro de um cenário há muito dominado pelos americanos e japoneses, o quadrinho produzido no Brasil só não deixou de existir porque os desenhistas brasileiros são movidos por valores que transcendem as questões materiais. Talvez isso explique em parte o charme e o encanto desse quadrinho. Enquanto por um lado a produção independente pode ser taxada de “amadora” por outro lado, os amadores são aqueles que amam o que fazem. O meio independente é uma grande escola que lapida o talento e direciona e energia de um quadrinista. No meio independente o artista pode testar soluções, ouvir críticas, trocar ideias, experimentar e achar seu próprio caminho, seja ele mercadológico ou não.

O Dia do Quadrinho Nacional é portanto um marco para aqueles que lutam por mais espaços e novos espaços, não para um ou poucos, mas para tantos e muitos, pois a diversidade é característica do Quadrinho Brasileiro assim como é parte quintessencial da cultura brasileira! Se esta data por um lado nasceu para marcar uma luta social, política e ideológica em prol de uma cultura de quadrinho do Brasil, por outro lado celebra a riqueza de nossas origens miscigenadas homeganeando um artista de berço italiano, mas de coração brasileiro... E é esse coração brasileiro, forte, resistente, idealista, sonhador e realizador que queremos fazer bater forte no último sábado de janeiro lá na Gibiteca de Fortaleza, onde celebraremos nossa arte, nossa cultura e nosso coração!




O Dia do Quadrinho Nacional é um evento sem fins lucrativos realizado pelo Fórum de Quadrinhos do Ceará em parceria com a Biblioteca Dollor Barreira e Gibiteca de Fortaleza.
DQN 2012 ocorrerá no sábado 28 de janeiro na Biblioteca Dollor Barreira, Av. da Universidade 2572. Das 9h às 17h

DQN 2011 no Diário do Nordeste

DQN 2011 no Jornal O Povo

DQN 2010 Reportagem TV Jangadeiro
DQN 2010 Como Foi

DQN 2010 site da prefeitura



Nenhum comentário:

Postar um comentário